Minha experiência e dicas para Amamentar

Na semana da amamentação, relembrando os primeiros dias com meu Miguel!

Sabemos que o Leite Materno é o primeiro contato com o alimento que nossos filhotes tem e por isso acho tão importante o processo da amamentação. Sem contar que amamentar queima muitas calorias e por isso ajuda nosso corpo a voltar ao normal rapidamente! Por isso, meu grande desejo sempre foi amamentar no peito por bastante tempo, mas também estou ciente dos desafios que esse processo tão natural enfrenta nos dias de hoje.

amamentando NukConsegui ter um parto normal e humanizado, foi uma experiência única que também quero relatar para vocês em outro momento. Mas nessa semana em especial vamos falar da amamentação!

Confesso que li muito sobre o assunto durante a gravidez e que também tinha e ainda tenho milhões de dúvidas e medos.

São tantas histórias doloridas, de dificuldades, regras, tipos de amamentação, ai gente que loucura.

Mas comigo tem sido tranquilo até. Algo importante que tive foi a chance de ser assistida pela equipe humanizada do Dr Ayrton Daniel que foi sensacional, e por isso, me permitiram amamentar o Miguel ainda durante a primeira hora de vida dele, o que dizem, que faz muita diferença no processo, pois é nesse período que o bebê tem mais força e está mais apto para sugar e isso estimula a descida do colostro e facilita tudo.

Essa primeira, mamada tem uma energia toda especial, pois você acabou de receber nos braços seu pequeno e ainda está sobre uma avalanche de emoções. Fui para a maternidade super prevenida e munida das “Conchas de Amamentação” Juro que até ficar grávida nem sonhava que elas existiam, mas foram de uma importância fundamental! Elas protegem o bico do seio da humidade e do atrito com a roupa o que evita rachaduras e maiores problemas.

Além disso, também levei comigo os discos térmicos para seios que recebi no Presskit da Nuk   o que foi a melhor coisa que eu podia ter feito, pois realmente os bicos do seio ficam muito doloridos, tive pequenas bolhas no começo mas elas secaram e sumiram depois.

Logo que vim para casa e comecei a sentir meus seios mais pesados e quentes, foi quando começou a descer o leite e ai que o discos foram super bem-vindos pois descobri que no banho, a água quente, faz o leite descer mais, por isso os discos quando utilizados quentes dão um alívio tremendo.

Agora 11 dias depois, passado a primeira semana de loucura e me adaptando a ficar mais acordada que dormindo durante as madrugadas continuamos no processo. Mas já estou mais confiante e a espera dos novos desafio que virão.

Por enquanto, algumas dicas que me ajudaram:
– Utilizar desde a maternidade as conchas de amamentação (elas armazenam o leite que sobre e protegem seu bico do seio). Eu utilizo as conchas duras com base de silicone.
– Quanto o leite descer, coloque dentro das conchas um pouco de algodão, ou melhor um corte um pedacinho da fralda do pequeno, pois o Gel das fraldas permite absorver o excesso de leite e não vazar evitando sujar seu pijama, lençóis e roupas de cama.
– Ao final de cada amamentação, passe o seu leite materno nos bicos do seio pois ajudam a prevenir rachaduras e problemas, funcionam como um hidratante natural.
– Aproveite o banho quente, para estimular a descida do leite ou utilize compressas de água quente, é uma belezinha.
– Esteja atenta a pega do bebê, ela pode facilitar ou não a sua amamentação.

Como sou autônoma preciso voltar a trabalhar logo, mas para isso preciso sair de casa por algumas horas e ai o que fazer!?!? Preciso começar a procurar uma bomba para retirar o leite e armazenar  corretamente além de uma forma de quem for alimentar o Miguel não faça com que ele perca a vontade de mamar no peito… Cenas dos próximos capítulos…

Bjs
Carla Falcão

3 comentários em “Minha experiência e dicas para Amamentar

Deixe um comentário