A Complexa tarefa de Educar em tempos de Baleia Azul e outros desafios

Essa semana recebemos um alerta muito interessante do Colégio Photon sobre assuntos e temas polémicos que vem assombrando a vida de pais e avós. Gostei tanto das orientações que resolvi dividir com vocês.

“A baleia azul não tem culpa” Lamento informar aos pais, mas não vai adiantar acabar com a “baleia azul”. Se acabarmos com a baleia, pode vir o “elefante roxo”, o “tigre amarelo”, o “pica pau cor de rosa” e outros. O que de fato está faltando é a “cor” nas famílias. Estamos demasiadamente distraídos e buscando culpados o tempo todo. Estamos com pais “cinzas”, sem vida, sem ação, sem autoridade, sem carinho com os filhos, sem tempo. Acredite, ninguém substitui você na vida de seus filhos. Quando falta você (pai e mãe), seu filho buscará preencher sua ausência com qualquer bicho de 7 cabeças ou sem cabeça alguma. Sabe porque essa geração de filhos não sai do celular, do computador, dá internet, do isolamento? Porque vocês os empurram pra esse mundo virtual. Os pais não têm dado o carinho real, o abraço acolhedor, não têm tempo para brincar com os filhos, rolar no chão, sujar a roupa com eles. Aproveitem a desgraça da baleia azul para alcançar a graça de acordar para o cuidado com seus filhos.  Se você não tiver tempo para seus filhos, os bichos do mundo terão.”
Autor desconhecido

 

Nos últimos dias, a Série “13 Reasons Why” e o jogo Baleia Azul, são assuntos que vêm chamando a atenção de todos, gerando especulações e discussões entre formadores de opinião em jornais, sites e redes sociais no Brasil e no mundo. Nós, do Colégio Photon, de acordo com nossa filosofia humanista, achamos importante alertar as famílias e discutir algumas orientações para que nossos alunos tenham o acompanhamento necessário.

Nossas orientações: 
– Converse com seus filhos sobre a existência do jogo da Baleia Azul e seus perigos. – Oriente-os a não adicionarem estranhos nas redes sociais.

– Os pais devem ter as senhas e monitorar o uso de smartphones e redes sociais para poderem orientar em casos com este e, também, para poderem acompanhar o nível de respeito/acessos que o filho está praticando e vivendo nas redes sociais.

– Restrinjam o uso da internet em determinados horários. Durante a noite, os aparelhos que dão acesso à internet, devem ficar sob a guarda dos pais e não no quarto com as crianças e os adolescentes. É função dos pais proteger e garantir a formação de caráter dos seus filhos.

– Fiquem atentos a qualquer mudança radical no comportamento/hábito de crianças e adolescentes. Comportamento é diferente de conflitos de emoções, oscilação de humor, passar da euforia para a tristeza, não conseguir parar de rir ou de chorar, fazer coisas sem pensar (adolescente perde a noção de causa e consequência), porque tudo isso faz parte da adolescência e é normal.

– Acolham e pratiquem o diálogo com seus filhos, assistam a filmes juntos, discutam assuntos polêmicos e dê a sua opinião, troquem ideias, falem de sentimentos, dos erros, das frustrações, das alegrias e das virtudes que devemos desenvolver, porque são elas que nos tornam pessoas felizes e realizadas.

– A Série “13 Reasons Why” tem classificação indicativa de 16 anos. Menores devem assistir acompanhados dos pais ou responsável. Caso seu filho esteja assistindo é essencial que você o acompanhe para análises, discussões, troca de ideias e orientações.

– É preciso deixar bem claro para seus filhos que a vida é um dom divino e precioso, e que a depressão é uma doença passível de tratamento e cura. Ensinar seu filho que cada um é responsável pelos próprios atos e sentimentos, jamais poderemos delegar a culpa ao outro pelo que fazemos ou sentimos. Lei do livre arbítrio.
– É importante ensinar que tristeza, angústia, raiva, insegurança, medo, não significam ausência de felicidade, são sentimentos inerentes ao ser humano e o nosso equilíbrio depende da forma como lidamos com estas emoções. Não tem como evitar, só sofre quem ama e o amor é vida!
– E muito importante falar diariamente com seu filho que cada ser é responsável pelos próprios atos e quem agride, humilha, menospreza e rebaixa o outro, está precisando de ajuda, é digno de pena e de ajuda, porque quem é feliz só quer o bem do próximo! Então, ensine seu filho a se fortalecer, a ser uma pessoa respeitosa, responsável, honesta, generosa, dedicada, disciplinada e, com certeza, ele será muito feliz!

Colégio Photon Semeando o Futuro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s