FORD FUND E ARTEMISIA SE UNEM PARA APOIAR NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL EM MOBILIDADE E FOMENTAR O EMPREENDEDORISMO

FORD LAB: MOBILIDADE PARA TODOS

Semana passada, tive a oportunidade de estar presente em um dos maiores evento e tecnologia do Brasil, a Campus Party Edição Brasília. A convite da Ford estivemos no lançamento de um projeto que promete agitar o mercado empreendedor brasileiro.

Isso significa que Mães Empreendedoras como eu e muitas por aqui poderão inscrever seus projetos que serão avaliados e os mais alinhados com as necessidades da marca serão “acelerados” tanto com conteúdo e mentorias como com investimento!  Confiram mais informações abaixo:

Mobilidade é uma das pautas mais urgentes a serem colocadas como proposta para melhoria da vida dos brasileiros. Isso porque o tema tem relação com o direito de ir e vir, autonomia, acesso e qualidade de vida – condições básicas para o desenvolvimento da população. E quando olhamos a realidade do Brasil, as dificuldades de acesso afetam, principalmente, a população de baixa renda. Nas áreas periféricas, mesmo nas principais metrópoles, famílias de classes CDE enfrentam dificuldades de acesso a itens essenciais, como escolas, hospitais, bancos e até oportunidades de emprego, devido a obstáculos financeiros, logísticos e até mesmo de segurança.

Para identificar os principais desafios vividos pela maior parte da população dentro dessa temática e buscar inovações eficazes, a Ford Fund, braço filantrópico da Ford, e a Artemisia, organização pioneira no Brasil no fomento negócios de impacto social no Brasil, lançam durante a segunda edição da Campus Party Brasília, o Ford Lab: Mobilidade para Todos

O principal objetivo da parceria é construir a base para o desenvolvimento da indústria de negócios de impacto social dentro do tema de mobilidade/transporte no Brasil. Para isso, a iniciativa irá desenvolver uma Tese de Impacto em Mobilidade e o Programa Ford Lab.

A Tese de Impacto irá reunir informações relevantes sobre os desafios reais enfrentados pela população de baixa renda no Brasil e levantar as oportunidades de negócios que enderecem esses desafios de forma que essas soluções tenham potencial para crescer e impactar milhões de pessoas. O objetivo da Tese é ter um olhar aprofundado desse cruzamento entre problemas sociais e oportunidades de negócios dentro da temática proposta e, com isso, ter insumos que apoiarão o desenvolvimento desses negócios. O lançamento da Tese de Impacto está previsto para primeiro trimestre de 2018.

Como será: o Ford Lab: Mobilidade para Todos, programa de inovação aberta de impacto, consiste no processo de identificação e seleção de startups – em fase de prototipagem e primeiras vendas – para um processo de aceleração com metodologia exclusiva da Artemisia. A proposta do programa, que tem duração de seis semanas, é apoiar empreendedores com soluções inovadoras e com potencial de impacto social. As inscrições estão previstas para agosto de 2017 e vamos avisar por aqui.

Na prática, o Lab tem por objetivo o fortalecimento de negócios de impacto social. Para isso, as startups selecionadas terão acesso a ferramentas inovadoras, conteúdos exclusivos, conexão com outros empreendedores do setor e mentorias com especialistas de negócio, impacto social e mobilidade – profissionais que apoiarão a formatação de modelos de negócio e o refinamento do impacto social que as soluções têm potencial de gerar. Ao final do programa, os empreendedores terão maior clareza sobre os próximos passos do negócio para que avancem no desenvolvimento de aspectos fundamentais e estejam mais preparados para crescer e impactar positivamente a sociedade dentro do setor atuante.

Negócios pensados para os desafios da população de baixa renda

 Negócios de impacto social são empresas que oferecem, de forma intencional, soluções para problemas sociais da população de baixa renda.

De acordo com a Artemisia, as principais características desse tipo de negócio são: foco na base da pirâmide (desenhados de acordo com as necessidades e características da população de baixa renda); intencionalidade (que possuem a missão explícita de causar impacto social e são geridas por empreendedores éticos e responsáveis); potencial de escala (podem ampliar o alcance por meio da expansão do próprio negócio); rentabilidade (possuem um modelo robusto que garante a rentabilidade sem depender de doações ou subsídios); impacto social relacionado à atividade principal (o produto ou serviço gera diretamente impacto social); e distribuição ou não de dividendos (o negócio pode ou não distribuir dividendos a acionistas, mas este não é um critério usado para definir negócios de impacto social).

O apoio a negócios de impacto social faz parte da estratégia do Ford Fund no Brasil e no mundo. Em abril último, por exemplo, a entidade apresentou o programa Ford Empower-HER, em parceria com o Michigan Women’s Foundation, para incentivar startups comandadas exclusivamente por mulheres a desenvolver soluções e produtos que tenham potencial para tornar suas comunidades em lugares melhores para se viver. Além disso, está envolvida em projetos sociais no País, com destaque para o Projeto Axé, na Bahia, que atende e cria oportunidades para mulheres e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Qualquer novidade atualizamos vocês,
Bjs

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s