Comportamentos Infantis que merecem atenção. Quando é hora de buscar um psicólogo infantil?

As questões de saúde mental aparecem desde a infância e Intuição de mãe não falha!
No entanto, em meio a tantos desafios diários é importante observar comportamentos que podem ser aquele sinal para buscar ajuda especializada.

Tristeza, prostração, apatia, perda de interesse, agressividade ou choro excessivo, por exemplo, podem ser sinais de que algo não vai bem com seu pequeno ou pequena é importante que os pais e responsáveis estejam sempre atentos ao comportamento das crianças. 

O acompanhamento de um psicólogo infantil traz um suporte adicional e colabora para que nossos filhotes e nós, tenhamos a possibilidade de lidar melhor com suas emoções e sentimentos.

Comportamentos que fogem do convencional da criança devem ser observado com atenção. Conversei com a Psicóloga Eva Marques, terapeuta transpessoal especializada em atendimento infantil aqui de Campinas sobre o tema, ela referenciou alguns eventos que podem servir com gatilho para esse tipo de questão como:

  • Separação dos pais
  • Nascimento de irmão
  • Luto ou Doença na Família
  • Mudança de Casa ou Escola

E lembrou alguns pontos Importantes que devem ser observados:

– Regressões de Comportamento:
Se a criança voltar a repetir comportamentos de uma fase anterior do desenvolvimento infantil, o acompanhamento de um profissional pode ajudar bastante. Assim, será possível acolher e apoiar toda a família. A regressão de alguma fase do desenvolvimento pode ser bastante comum quando há a chegada de um irmão mais novo, por exemplo. Ou em situações em que a criança se sente insegura por algum outro motivo. Nesse sentido, é importante ficar atento e observar.

– Dificuldades Alimentares:
Crianças que enfrentam dificuldades internas podem expressá-las na alimentação. Comer compulsivamente, comer muito pouco, provocar vômitos, ter uma constante insatisfação com o corpo, se achando gordo ou magro demais. São pontos importante para observar.

– Problemas Escolares:
Seja por alguma dificuldade de aprendizagem, ou problemas comportamentais, a psicoterapia infantil também tem muito a contribuir nos casos de problemas escolares, orientando também os pais e a lidar com esses desafios.

– Manias e fobias “estranhas”:
Quase tudo que é em excesso pode ser preocupante: roer unhas, arrancar fios de cabelo, contrações em determinados músculos, provocar machucados na pele são sinais importante de atenção.

– Agressividade ou agitação fora do normal:
Agressividade exagerada, quando não resolvida por conversas em família, pode ser um sinal de que a criança não está lidando bem com algum sentimento ou situação.

Se você está percebendo esse tio de situação procurar ajuda profissional o psicólogo infantil irá apoiar os pais e responsáveis na descoberta da origem dos comportamentos agressivos e até poderá ajudar na abordagem dessas emoções.


– Saúde Prejudicada Sem Causa Aparente:
Às vezes, as crianças ficam doentes sem que os pais encontrem uma causa biológica ou física para esse quadro. Isso acontece porque é comum que as crianças não consigam verbalizar suas dores e inseguranças. E, então, aparecem sintomas, comportamentais ou mesmo físicos.

O Corpo somatiza e fala, desse modo, se seu filho ou filha está apresentando sintomas, como febre ou dor de barriga, sem que exista uma explicação médica, é importante procurar ajuda profissional. Um psicólogo infantil irá ajudar a identificar a situação que está desencadeando essa situação.

Dicas importantes que precisamos estar sempre atentos.
Quem desejar mais informações recomendo uma conversa com a Psicóloga Eva Marques que esta sempre passando dicas e nos auxiliando nesses desafios da maternidade.
Eva Marques | Psicóloga (@psicoevamarques) • Fotos e vídeos do Instagram


Deixe um comentário