Conhece a história das Festas Juninas?

As Festa Juninas voltaram com força total! E que saudade que estávamos delas.  

Mas você realmente sabe o porquê de comemorarmos festas juninas?
Uma festa tão tradicional e repleta de memórias afetivas que estava fazendo muito falta. E Campinas está repleta de oportunidades para celebrar a data.

Como muitas celebrações, a festa junina que é a segunda maio festa de cultura  popular no Brasil teve origem na Igreja Católica, em celebração a 4 santos que têm dias em junho: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro e São Paulo (29 de junho). 

Uma curiosidade bacana é que as festividades foram iniciadas na Europa, há centenas de anos, e foram trazidas ao Brasil pelos portugueses, durante a colonização. As tradições também vieram de outros países, como as danças (quadrilha), se originou na França, os fogos de artifício chineses, e a decoração com fitas e bandeiras da Espanha e Portugal. As manifestações foram se misturando e, com o tempo, se tornaram o que realizamos hoje no mês de junho, e até em julho, nas festas julinas. 

Na gastronomia, o milho está com a colheita em alta nessa época do ano originou parte de muitos doces e salgados usados, como pipoca, molho cozido, bolo de milho e cuscuz. Sem contar outros quitutes feitos com batata, amendoim, coco, etc.

Só as delícias que a gente ama! Cada região do Brasil possui suas particularidades nas festas.

Nordeste a data celebra as chuvas nessa época que abençoam essa região que sofre com as secas. E muitas apresentações de danças típicas da região.

Na região sudeste as quermesses são comuns nas igrejas, com barracas de jogos e comida. Também, nas celebrações religiosas, Santo Antônio é popular como santo casamenteiro, por isso, nas missas do dia 13 de junho, são abençoados pãezinhos, que simbolizam a fartura, além da bênção às mulheres que querem se casar.

No Rio Grande do Sul temos a lindas Danças gaúchas e os vestidos de Prenda, gente como é lindo, que saudade que tenho. O Vestidos de Prenda são um show a parte a a Dança do Pezinho, morro de amor. Vamos aproveitar e falar mais sobre isso.

Prepare o look e aproveite a programação completa de Campinas você confere no link.

Deixe um comentário