Essa semana estive com a Dra, Talita Odontopediatra e colunista aqui do site. Entre as conversa de mãe falamos, falamos também sobre a importância de promover a escovação nas escolas. Hábito fundamental para a saúde bucal das crianças. Os hábitos adquiridos na infância têm impacto duradouro na vida adulta.
O papel da escola na escovação infantil é estimular a autonomia e responsabilidade das crianças sobre os cuidados com sua higiene e saúde.
Ela respondeu as principais dúvidas que aparecem no consultório dela sobre esse assunto:
- Na escola, mando creme dental com ou seu flúor?
Apesar da recomendação oficial do uso de creme dental com flúor desde o primeiro dentinho, o creme dental que vai para a escola é SEM FLÚOR. Mas porque Dra. Talita?
Porque no ambiente escolar , não é possível controlar a quantidade de creme dental que irá na escova de cada criança e na maioria das vezes, a própria criança é incentivada a proporcionar o creme dental.
Então por segurança, mande sempre um creme dental sem flúor.
- Mas meu filho ainda não sabe escovar os dentes, ele vai ter cárie?
Não, mamãe. O papel da escola é ensinar e para aprender, ele precisa treinar! Garanta 2x ao dia, uma escovação completa com creme dental com flúor, na quantidade orientada pela odontopediatra para promover o efeito anti cáries e é claro, não se esqueça do uso do fio dental.
3. Qual escova de dentes devo mandar para a escola?
A escova ideal é a de cabeça pequena, cerdas macias, retas e uniformes e cabo anatômico para facilitar a pega da criança.
Além disso, é importante que os pais incentivem a escola a promover práticas preventivas no currículo escolar.
Portanto, educadores e pais devem trabalhar juntos para incentivar essa prática desde cedo.
