5ª Corrida Vera Cruz: dieta certa pode ajudar na performance; nutróloga dá dicas.

Mais Alguém curtindo as provas de rua por ai?!?
Nem preciso te dizer que sou apaixonada. Mas para melhorar seus desempenho nessa prática alguns cuidados são muito importantes para qualquer prova.

A prova do Vera Cruz esta chegando! Provas de 6km e 12km serão no dia 13 de outubro e estão com inscrições abertas; alimentação balanceada é fundamental para o desafio.

E muitos atletas estão empenhados na preparação para a prova, já tradicional no calendário do interior paulista. E um fator importante, primordial para o desempenho de qualquer atleta, seja amador ou profissional, e em qualquer um dos dois percursos – 6km ou 12km –, está na alimentação.

Segundo a nutróloga Gisele Figueiredo, do Vera Cruz Hospital, o primeiro passo importante para quem deseja participar da corrida ou iniciar a atividade, é elaborar um check-list, cujo ponto inicial é a realização de um check-up médico para que se possa correr com total segurança.

“Como faltam 30 dias para o evento, este check-list também requer um plano estruturado de treinamento, incluindo dias de treino, dias de descanso e também de atividades complementares, como musculação, pois fortalecer a musculatura é um ponto muito importante para se evitar lesões”, diz.

A preparação também deve incluir uma dieta balanceada, hidratação, sono adequado, tênis e roupas adequadas (lembrando que os tênis têm uma duração em torno de 500 a 800 quilômetros de uso). A nutróloga também sugere praticar a atividade com itens adequados, como mochila de hidratação, que facilita o transporte de água e a ingestão do líquido durante a atividade, o uso de relógios com GPS, aplicativos para o monitoramento da corrida, óculos e bonés, bem como protetor solar.

Alimentação

A dieta certa faz muita diferença no desempenho da corrida, contribuindo de diversas formas. Por essa razão, o ideal é que ela seja incluída no check-list prévio à corrida. “Investir na suplementação pré-treino, por exemplo, como um carboidrato de baixo índice glicêmico, como a palatinose, derivado da beterraba ou até mesmo pão e frutas. Outras suplementações, como cafeína, até uma hora antes do treino, podem ajudar na melhora do desempenho e o foco. Ainda há a creatina e a beta-alanina que melhoram a resistência, o desempenho e até a recuperação muscular”, diz.

A dieta pré-treino é indicada para uma corrida em torno de 60 minutos. Caso o tempo de treino seja superior, a nutróloga ressalta a necessidade de um suporte alimentar intra-treino/intra-corrida, e que deve priorizar os carboidratos rápidos, que são aqueles géis energéticos e frutas secas, por exemplo, como o damasco. Existem também formulações prontas de isotônicos, contendo carboidratos e eletrólitos.

Pós-corrida, ou seja, até 30 a 60 minutos após correr, o ideal é investir em carboidrato e proteína, combinação que auxilia na recuperação dos músculos e na reposição do glicogênio. “Duas combinações muito boas são o shake de whey protein com banana ou um sanduíche de pão com frango”, sugere.

Hidratação

Para finalizar, a nutróloga ressalta a importância da água na dose certa, ou seja, nem a desidratação e nem a hiper-hidratação, pois ambas são prejudiciais. “A dica é para que duas horas antes do treino seja ingerido de 500 a 700 ml de água. Durante a corrida, tomar 30 a 40 ml de água por quilo/hora. E pós-corrida, o certo é se pesar e, a cada meio quilo perdido, consumir 500 ml de água”.

De modo geral, a medica diz que uma dica importante é para que no dia da corrida não se experimente algo novo, como por exemplo um tênis que nunca usou, gel de hidratação e outros itens, o ideal é que tudo seja adequado durante a fase de treinamento, permitindo a adaptação e evitandos surpresas, como um efeito colateral, no dia oficial da corrida.

As inscrições para a Corrida Vera Cruz 2024, que ainda terá caminhada e Corrida Kids, estão abertas e podem ser realizadas clicando neste link.

Deixe um comentário