Qual o melhor desenho para crianças de 0 a 3 anos? Dicas e curiosidades

Nossos filhotes vão crescendo e a gente redescobrindo o mundo infantil, Peppa, Luna, Patatti Patatá, Peg + Gato e tantos outros personagens e histórias começam a fazer parte da nossa rotina. Eles fazem a alegria de pitocos e papais, mas assim como a Luna Eu Quero Saber… Qual será a história desses desenhos? Sobre o que exatamente eles falam? Como mãemãe curiosa, fui buscar informações para compartilhar com vocês sobre esses desenhos e vejam quem bacana o que descobrimos:

SÃO PAULO - 21/08/2015 - Gravacão do DVD Parque Patati Patata. Fotos Gualter Naves/Light Press
SÃO PAULO – 21/08/2015 – Gravacão do DVD Parque Patati Patata. Fotos Gualter Naves/Light Press

Parque Patati Patatá
Onde: Discovery Kids
Quando: Segunda a Sexta
Horário: sempre às 10h30 e às 19h.
Tema Central: As alegrias e conflitos do universo infantil são o fio condutor da série que reforça a Importância da brincadeira e caráter lúdico dos jogos

Mais informações: A dupla de Palhaços auxilia no desenvolvimento infantil ao aliar diversão e aprendizado. A série enfatiza a importância da brincadeira, o caráter lúdico dos jogos infantis, das canções e das atividades ao ar livre com canções inéditas e outras que já fazem parte do repertório da dupla”, Reúnem crianças e bonecos em aventuras que têm como palco um Parque colorido, arborizado e visitado por diversos personagens divertidos. Patati e Patatá dividem a cena com o robozinho Quasi, que tem a capacidade de se transformar em qualquer coisa, e a avestruz Nutrícia, uma chef de cozinha que faz lanches saudáveis em seu próprio food truck. Enquanto as crianças brincam com os palhaços surge uma situação-problema que pode nascer da interação entre eles ou dos planos maléficos de Azedo Azedume, o vilão ranzinza que mora no vulcão e diz que as coisas sempre podem piorar. Juntos, os personagens do Parque recorrem à música e dança para interagir e buscar soluções. As alegrias e conflitos do universo infantil são o fio condutor da série, que recorre a músicas para explicar as situações e pontos de vista – tudo com humor das palhaçadas de Patati e Patatá. Amizade, alimentação saudável, esporte, música, sentimentos, imaginação e o poder da brincadeira estão entre os temas abordados pelos episódios de meia hora, que sempre se iniciam com a visita das crianças – Davi, Miguel, Igor, Lucas, Heidi, Ana, Lili e Duda – ao Parque.


LUNA_05_57_op2O Show da Luna!
Onde: Discovery Kids
Quando: Segunda a Sexta
Horário: as 11h e às 20h.
Tema Central: Ciência, imaginação e música são os elementos principais das tramas. Com testes e experiências ela inicia os pequenos telespectadores aos princípios do pensamento empírico e não poupa esforços nem perguntas para entender qualquer situação.

Mais informações: Luna é uma garotinha curiosa e alegre, que está sempre às voltas com perguntas sobre o mundo. Para ela, o planeta Terra é um laboratório gigante e todos os acontecimentos são fenômenos a serem investigados. Com os testes e experiências, ela inicia os pequenos telespectadores aos princípios do pensamento empírico em que a investigação faz parte da rotina. Ao lado do irmãozinho, Júpiter, e de Cláudio, o furão de estimação da família, ela protagoniza O SHOW DA LUNA!,Ciência, imaginação e música são os elementos principais das tramas, que apresentam o processo científico por meio de humor e situações lúdicas. A investigação faz parte da rotina de Luna, Júpiter, e Cláudio – eles não percebem, mas praticam ciência diariamente, no quintal de casa: da formulação de hipóteses, aos experimentos, observação e conclusão. Como toda criança curiosa que se preze, Luna não poupa esforços para entender qualquer situação que aguce seu faro inquisitivo. Não basta perguntar, é preciso ir além e descobrir os segredos que nosso cotidiano esconde. O AHA, um equipamento ultratecnológico que serve de câmera, computador, lente de aumento e caixa de som, é a ferramenta essencial que Luna sempre carrega consigo, junto ao bloquinho de notas. Por que o abacaxi não tem sementes? E por que os nossos dentes caem e nascem outra vez? Os episódios partem de uma pergunta como essas, uma situação intrigante que faz parte do encontro de toda criança com o mundo à sua volta.  Diante desses mistérios da vida, Luna lidera a turma na busca por respostas. Com os testes e experiências, ela inicia os pequenos telespectadores aos princípios do pensamento empírico.  Alguns resultados ajudam a esclarecer as dúvidas, outros trazem ainda mais perguntas. Nesses casos, quando os experimentos não bastam, a imaginação entra em cena: Luna é tão criativa quanto curiosa – sua mente pode levá-la a outros mundos, planetas e dimensões. Se o objetivo é descobrir como as cores se misturam, ela é capaz de ver tintas dançantes que se abraçam e, numa confraternização entre pigmentos, formam outra cor.  Com música, cor e muita brincadeira, os pequenos passam a ver o mundo sob a ótica de Luna: vivemos em um grande laboratório, cheio de enigmas emocionantes que esperam para ser desvendados!

Peppa3Peppa
Onde: Discovery Kids
Quando: Segunda a Sexta
Horário: as 8h e às 20h30.
Tema Central: A produção retrata a rotina de uma família sob a perspectiva da porquinha, que pensa e age como uma menina de cinco anos. As tradições em família que virarão memórias afetivas, o aprendizado diante de todas as novidades que aparecem e a sensação estranha causada pelas frustrações fazem parte dos episódios.

Mais informações: Peppa, o irmão George, Papai e Mamãe são como humanos, e juntos vivem as alegrias e desafios que configuram o universo das crianças pré-escolares. A convivência em casa, na escola e com os amigos; a visita à casa dos avós, as tradições em família que virarão memórias afetivas, o aprendizado diante de todas as novidades que aparecem e a sensação estranha causada pelas frustrações: com situações corriqueiras e sentimentos comuns a todos nós, Peppa descobre o mundo com doçura e encantamento, levando consigo os telespectadores. A série contribui para o desenvolvimento social e emocional de crianças ao representar situações de cooperação, compreensão das diferenças, identificação e expressão de sentimentos.

Peg+gatoPeg + Gato
Onde: Discovery Kids
Quando: Segunda a Sexta
Horário: as 7h.
Tema Central: Peg é uma garota com talentos especiais que se dá muito bem com números e isso a ajuda a resolver todos os problemas do dia-a-dia. Peg constantemente se depara com situações cotidianas que pedem uma solução matemática. Peg é uma garota que gosta de organizar e planejar as coisas dessa forma incentiva essas atitudes nos pequenos.

Mais informações: Contar, Dividir, repartir, multiplicar, somar, subtrair – Peg consegue fazer tudo isso de uma forma natural e divertida, sempre com a ajuda de seu gato falante e de seus amigos. Em cada episódio, Peg e seu gato estão em uma situação fantástica: pode ser uma ilha tropical deserta, uma arca cheia de animais navegando em alto mar, um planeta de outra galáxia, ou o próprio quarto de Peg. O que todos esses cenários têm em comum: eles são feitos em um fundo especial para desenhos matemáticos, cheio de rabiscos com símbolos e equações. Peg constantemente se depara com situações cotidianas que pedem uma solução matemática. Ela pode a qualquer momento desenhar gráficos, escrever números e ilustrar os problemas de forma que todos consigam entender a maneira mais justa de resolver as questões que surgem em cada episódio. Para Peg e seus amigos, não existem problemas acadêmicos – os obstáculos, personagens e desafios são elementos de situações reais, com as quais as crianças em idade pré-escolar se identificam. Moedas, cartas, frutas e animais se transformam em números e ajudam os pequenos a identificarem quantidades e operações. Peg é uma garota que gosta de organizar e planejar as coisas. Ela provavelmente não sabe disso, mas tem um raciocínio cartesiano e aborda os problemas que qualquer crianças em idade pré-escolar enfrenta a partir de uma perspectiva objetiva. Peg é também muito alegre: adora tocar o ukelele e dançar com seus amigos. Quando a solução parece distante, ela não hesita em pedir ajuda para Ramone, seu amigo mais velho. O gato é o elemento cômico e surpreendente da trama: ele é meio atrapalhado, desastrado, mas sempre aparece com uma dica que ajuda Peg a resolver os desafios. Pode ser uma forma geométrica que ninguém conhece ou um comentário aparentemente sem sentido que esconde a solução. Toda vez que Peg encontra um “beco sem saída” em seus problemas, o gato a ajuda a se acalmar e a lidar com a frustração com um receita simples: uma contagem regressiva de cinco a zero. Muita música e humor servem de ferramenta para introduzir os fundamentos matemáticos e transportar conceitos que parecem abstratos para a realidade das crianças.

Sobre o Discovery Kids Toda a programação do Discovery Kids é especialmente recomendada para as crianças em idade pré-escolar – de 0 a 3 anos – e crianças de 4 a 8 anos. Os programas exibidos estimulam a curiosidade e ajudam as crianças a descobrir mais sobre si mesmas e o mundo ao seu redor trazem diversão e aquele um ambiente seguro para nossos filhos possam se divertir e aprender ao mesmo tempo. Importante: Não há violência na programação, que tem como intuito estimulá-las a se tornarem pensadores independentes e aprendizes por toda a vida. O Discovery Kids propõe que as crianças descubram como a vida é bela e que existem produções que, além de entreter, ajudam a descobrir e explorar o mundo à sua volta. 

Gosto de Todos mas tenho um carinho maior pelo Show da Luna e Peg + Gato!
Acho que pelo fato se ser muito curiosa e também ter um gatinho.. Sei que saber do contexto todo só me fez gostar ainda mais! Mas o Mig Adora a Luna e a Pepa.

E por qual o seu favorito e qual faz mais sucesso com seus filhotes?
Bjs
Carla

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s