Férias Escolares: Limão ou Limonada? Conheça a importância dessa pausa.

0,,21812940,00As Férias escolares são ao mesmo tempo um desafio e uma aventura e tanto para muitas famílias. Caso você seja um mãe empreendedora, assim com eu, sabe bem do que estamos falando. Apesar de você ter um negócios seu,  e a tão “sonhada” flexibilidade de horário, se você não trabalhar, não vai receber. Portanto a palavra férias é quase uma palavra proibida no seu vocabulário… E ai o que fazer?

No meu caso não tenho família por perto, ou seja avós e tios nem chance.. Ou procuro por uma babá para ajudar ou a alternativa é pisar no freio mesmo e fazer desse momento de pausa, um momento bacana para curtir a família.

Durante essa pausa meio que “obrigatória” tenho duas escolhas:

678079_mauhumorINTjpgOpção 1: Ficar de bode e reclamando – do cansaço, da correria que é ficar com um pitoco na fase do terrible two o dia todo comigo e fazer comida,  inventar brincadeiras, e dar banho e inventar mil e uma atividades e ficar de bode por não poder responder meus e-mail no fluxo que eu gostaria ficar com a segunda opção:

mãe-e-filha-brincandoOpção 2 – Mergulhar de cabeça na maternidade e brincar de casinha por alguns dias: prefiro aproveitar bem o período de férias escolares e curtir cada colinho, cada cheirinho, cada sorriso e brincar de verdade! Um dos lados muito felizes das maternidade é a oportunidade de resgatar a sua criança interior e voltar a brincar. Adoro ver os desenhos infantis de hoje, acompanho com cuidado as novidades dos canais infantis, brincar de massinha, blocos de montar, quebra-cabeça e tantos outros brinquedos que não existiam no meu tempo me fazem uma criança feliz aos 36 anos. E curtir a programação cultural infantil da cidade me diverte.

Durante esses dias, programei alguns passeios: parquinho todos o dias, PicNic com os vizinhos, passeios aos shoppings para aproveitar as atividades gratuitas que eles oferecem e tem várias.. Vejam algumas opões no link.  Alguns dias em São Paulo para curtir as opções incríveis que existem por lá.

Incluí no meu roteiro algumas receitas novas para testar, afinal já que vou precisar cozinhar, farei isso com gosto e vontade! Separei uns 2 livros para ler alguns trechos antes de dormir e tentar desligar um pouco da correria do mundo dos negócios e das redes socais e vou deixar fluir..

Eu vou confessar que restringir minha agenda é bastante complexo, mas a vontade que tenho de curtir meu filho intensamente compensa o malabarismo na agenda e nas contas.

Fui pesquisar um pouco sobre a importância dessa pausa e fique feliz por descobrir que esse período é muito importante para o desenvolvimento das crianças. De acordo com a Pedadoga Gabriela Velascos, “essa é justamente a hora de dar uma parada na rotina apertada de horários e tarefas dos pequenos e reorganizar a aprendizagem do ciclo escolar. O descanso físico e mental auxiliam na compreensão de que um período se encerra e novos desafios serão propostos em uma nova etap que esta por vir”.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica do Colégio Photon, “outro ponto importantíssimo é a oportunidade de estar com familiares. Mesmo que os pais não tenham a possibilidade de tirar uma folga com seus filhos, passar um tempo com avós, primos, tios e amigos mais próximos reforçam os laços e ampliam o repertório social das crianças. Atividades lúdicas e culturais são muito bem-vindas nesse período” afirma Gabriela.

E você o que anda fazendo por ai? Que dica sobre o que fazer nas férias você pode deixar para outras mães? Deixe aqui seu comentário com a sua dica especial para gente conhecer e compartilhar.

Bjs e Ótimas Férias.
Carla Falcão

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s