Dicas para organizar carona solidária na voltas ás aulas.

A volta às aulas é de fato como uma maratona! Os desafios de transporte da família e sua rotina envolvem o planejamento de pais, vizinhos e amigos da escola.

Pensando nisso, separamos algumas dicas da Ford para formar grupos de carona solidária, prática cada vez mais útil e que ajuda a evitar congestionamentos, economizar nas despesas com o veículo, colaborar com o meio ambiente e otimizar o deslocamento de pessoas que fazem o mesmo trajeto ou roteiro similar.

As dicas são:

  • Primeiro, selecione interessados que vivem na mesma região e tenham crianças estudando na mesma escola ou em outras próximas.
  • Defina claramente a rota e locais de ponto de encontro para buscar e levar as crianças. Realize um sistema de rodízio entre os pais, que pode ser semanal.
  • Crie um grupo no celular para comunicação instantânea por meio de um aplicativo de mensagens, facilitando o contato direto entre os responsáveis.  Neste sentido, por exemplo, os carros da Ford possuem o sistema de conectividade SYNC, muito útil, porque operam por comando de voz e têm acesso aos recursos do celular, como telefone e navegador. Isso permite uma direção mais segura, com o motorista mantendo sempre as mãos no volante e os olhos na pista.
  • Certifique-se sobre a segurança dos ocupantes antes de iniciar o trajeto. Mesmo em distâncias curtas, é mandatório que todos estejam usando cinto de segurança, inclusive no banco traseiro o que é exigido também para as crianças. Segundo resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), caso a criança tenha menos de 1,45 m de altura, é obrigatório o uso de cadeiras infantis, que podem variar de acordo com idade e peso. Os veículos da Ford vêm de fábrica com o sistema Isofix para a fixação destes equipamentos, considerado o mais seguro do mundo.
  • Nunca pare em fila dupla porque, além de prejudicar o tráfego de outros veículos, as estatísticas mostram que podem causar acidentes. É recomendado chegar à escola com alguma antecedência.
  • Reúna todas as crianças durante embarques e desembarques, facilitando a organização para maior segurança.
  • Mantenha os ocupantes entretidos, evitando agitação e “bagunça”.  Conforme a idade, alguns brinquedos ou jogos podem ajudar a passar o tempo, tornando o percurso uma experiência mais divertida e a chegada às aulas mais prazerosa.Aproveitem as dicas e vamos que vamos!
    Bjs
    Carla Falcão
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s