Mamãe, precisando tomar uma atitude para mudar sua vida financeira? Esse artigo é para você!

Se você vem acompanhando a série de vídeos Hábitos Financeiros Enriquecedores e vem aplicando as dicas, tenho certeza que você está conseguindo ter um controle financeiro satisfatório, por exemplo: diminuição das dívidas, controle das contas e redução de despesas, entre outros.

Porém quero te ajudar a ir para um outro nível. Tenho recebido comentários de pessoas relatando que só organizar não é suficiente, precisam ir além para realmente mudar a vida financeira.

Você também concluiu que do jeito que está, não vai chegar a lugar nenhum, vai continuar gastando tudo o que ganha ou vai conseguir poupar muito pouco, pois seus gastos fixos e necessários consomem quase todo o orçamento…

Então saiba que existe uma solução e já acompanhei várias pessoas que precisaram implementar o Quarto Hábito Financeiro Enriquecedor, que é: Tome uma atitude e mude sua vida financeira, chega da Mimimi. Está na hora de encarar e aceitar olhar outras possibilidades para sua vida financeira!

Você e sua família precisam tomar uma atitude profunda para mudar sua vida financeira, reduzir as despesas de uma maneira mais eficiente ou aumentar a renda.

Eu também já tive que fazer mudanças importantes por conta das minhas finanças e vou te contar como foi mais adiante.

Reduzir despesas pode significar mudar o estilo de vida: mudar de casa para uma mais barata, vender carro e optar por transporte público, morar perto do trabalho, ou seja, fazer mudanças estruturais na sua vida que resultem em um uso mais inteligente do seu dinheiro. Em alguns casos pode ser uma opção até mudar de cidade!

Por outro lado, pode-se também trabalhar em aumentar a renda.

O aumento da renda pode ser obtido através de um planejamento estratégico, seja no caso de fazer um curso para conseguir um trabalho com maior salário ou planejar um novo negócio. Pensar em uma segunda renda de maneira mais rápida como criar uma segunda fonte de renda, com uma segunda jornada de trabalho, seja à noite, seja nos finais de semana também é uma boa opção.

Está na hora de encarar sua realidade e tomar uma ATITUDE REAL para mudar sua vida financeira. Sair da zona de conforto e buscar um novo patamar.

Eu sei que existe uma resistência das pessoas para a mudança. Mas a verdade é que às vezes resistimos tanto e depois que conseguimos fazer a mudança, pensamos, porque que não fiz essa mudança antes? A nova vida é mais leve, alegre, cheia de novidades e ficamos bem felizes. Ao mesmo tempo que perdemos algumas coisas, ganhamos outras!!

Resistir às mudanças que no fundo do seu coração você já sabe que são importantes e necessárias para sua vida, é perda de tempo e de energia!

Tenha coragem e faça as mudanças. Esteja preparado para superar as resistências que aparecerem.

O importante é deixarmos de pensar nas coisas que perdemos e termos o foco sempre para as coisas que ganhamos! Isso transforma o pensamento e a nossa realidade.

Tenho vários exemplos para contar, de pessoas que não quiseram mudar e o resultado catastrófico que teve em suas vidas financeiras e também de clientes que fizeram mudanças e foram bem sucedidos.

Recentemente aconteceu comigo!

No ano passado quando saí da Triar Gestão de Patrimônio, a empresa que eu trabalhava, para montar minha empresa, tinha dúvida sobre montar meu escritório em casa ou alugar um escritório.

Conheci uma pessoa que queria dividir uma sala comercial, conversei muito com ela antes para saber se ela realmente estava interessada, pois eu não queria manter os custos de uma sala sozinha.

Tudo certo, combinamos, alugamos a sala e fizemos a mudança. Mas na primeira semana a pessoa desistiu e me deixou na mão… Fui otimista e comecei a procurar alguém para colocar no lugar dela e dividir. Logo chegou o final do ano, as férias e nada de conseguir alguém. Eu estava incomodada em assumir os gastos acima do que eu tinha planejado. Então fiz as contas, percebi que não compensava ficar até acabar a multa do aluguel. Negociei a multa, conversei em casa e mudei meu escritório junto com minha assistente para minha casa.

Às vezes é difícil aceitar esse tipo de mudança, parece que pode ser um fracasso. Mas eu nunca olhei dessa maneira, pelo contrário, sempre olhei pelo lado de me cuidar e me proteger. Em tomar fôlego, me consolidar com calma até poder ter mais segurança e talvez mudar para um escritório daqui uns meses. Ou mesmo encontrar a parceria correta.

Os cinco passos importantes para essa mudança são:

  1. Analise as possibilidades e as mudanças que fará em sua vida financeira. Por exemplo, se você decidiu mudar de casa, planeje essa mudança em detalhes, faça uma lista de todos os passos.
  2. Desapegue-se das coisas. Liberte-se dos padrões. Não tenha medo, tenha a coragem de voltar atrás em algumas decisões para poder se equilibrar melhor. No meu caso, voltar e montar meu escritório em casa, foi importante e nunca significou para mim desistir, pelo contrário, me deu mais energia para continuar e crescer minha empresa.
  3. Encontre a sua motivação para a mudança e mantenha o foco! Escreva essa motivação em um local que você sempre vai ler nos momentos desafiadores. Tenha o foco nos aspectos positivos. Me lembro quando eu estava escrevendo meu livro, precisei fazer um horário extra. Eu não podia parar de trabalhar, então eu acordava às 4:00hs da manhã e escrevia. Eu sabia que seria importante para ajudar as pessoas e me ajudar também. E isso foi um grande motivador nos momentos que eu estava cansada e queria continuar dormindo…
  4. Tenha coragem para recomeçar rápido! Algumas pessoas passam por problemas graves e são obrigados a recomeçar, por exemplo alguém que perdeu sua casa numa enchente, ela não tem opção. Mas você pode fazer essa mudança na sua vida de forma consciente.
  5. Comemore cada etapa da sua mudança e premie-se com momentos agradáveis. Esteja comprometido com você, com a sua felicidade.

Tem um exemplo que gosto muito e que resume tudo isso. É o exemplo de uma mulher empreendedora, a Elaine Pessini.

Em 2001 ela era vendedora de porta a porta, vendia lingerie. Depois começou a vender cosméticos sensuais para lojas de lingerie em todo o estado em que mora, que é no Espírito Santo. Em 2005 seu único filho foi diagnosticado com câncer.

Então ela precisou reduzir o ritmo para cuidar dele. Então ela não podia mais ficar viajando para as cidades onde vendia, onde estavam seus clientes e teve sua renda reduzida. Então ela percebeu que precisava começar a produzir os cosméticos e não mais fazer a parte comercial. Ela e o marido então desenvolveram a Pessini Cosméticos, que hoje é uma empresa bem sucedida que produz cosméticos sensuais.

Essa é uma história que mostra a força que temos! E você não precisa esperar que algo grave aconteça em sua vida para conhecer essa força e mudar sua vida!!

Dê o primeiro passo, encare as mudanças estruturais que precisa fazer em sua vida. Tenho certeza que você consegue e encontrará um mundo de possibilidades, de alegria e felicidade!

O que você acha desse artigo?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s