Mudança de escola é sempre um assunto delicado, mas necessários em alguns momentos da vida. Os motivos podem ser diversos como:
– Ajustes Financeiros
– Mudança de Endereço
– Baixo rendimento escolar
– Dificuldade com a proposta pedagógica
– Falta de alinhamento com os valores da família
Falei hoje sobre o tema em minha coluna na Nova Brasil FM. Mas nossa apreensão costuma ser grande no momento de mudar o filho. Será que ele vai se adaptar?
Mudar de escola não significa apenas ir para outro colégio, mas, sim, mudar de amigos, de professores e principalmente metodologia de ensino.
As mudanças mais suaves acontecem nos fechamentos de ciclo como: 1º, 6º e 8º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio, são começos de ciclos diferentes em que aluno não sente tanto a mudança porque há muitos outros colegas passando pelo mesmo processo.
Algumas dicas que ajudam:
- Converse com outros pais e alunos da nova escola:
Essa conversa traz mais segurança e entendimento das rotinas e dinâmicas; - Seja transparente com seu filho:
Não esconda o fato e fale sobre as razões da mudança de escola de forma clara e objetiva para a situação e o quanto elas são importantes para uma nova fase na vida. - Reforce que as mudanças fazem parte da vida:
Durante a conversa, saliente que as mudanças fazem parte da vida e que elas sempre trazem coisas boas e outras nem tanto. Descreva, em detalhes, o lado positivo da história. Por exemplo, supondo que a mudança é por causa do endereço, mostre que para ficar na escola atual ele tem que ficar x tempo na van escolar ou no carro da mamãe, e que, com a mudança, vai passar a ir a pé, sobrando muito mais tempo para as brincadeiras em casa. - Reforce a possibilidade de fazer novas amizades:
Cite como certo o aspecto positivo de que a criança vai fazer novos amigos, ter outras experiências, frequentar um parquinho diferente e fazer novas atividades. Mostre que, com tudo isso, ele vai ficar ainda mais esperto e cheio de amizades. - Valorize as novidades da Nova escola:
Se a escola nova for maior que a atual, explique que o colégio grande tem mais pessoas e uma liberdade maior, inclusive para as brincadeiras. Se for o contrário e seu filho for para uma escola menor, diga que será mais fácil se relacionar com professores e amigos, que vão estar todos mais perto e que ele vai se sentir em casa. - As amizades importantes se mantem: Esclareça que as amizades criadas na escola anterior serão mantidas. Só vai ser diferente a quantidade de vezes que ele vai encontrar e conviver com os antigos professores e coleguinhas.
E você já passou por esse processo?
Espero que essas dicas ajudem.
Excelente Final de Semana.