Mamãe Digital! Dicas e cuidados nas redes sociais

Que a verdade seja dita! Quando uma mulher se torna mãe, o celular e
o Facebook tornam-se excelentes companheiros. Eles são, de fato, uma janela para a vida!

v0iiobApós o período de gestação, além da adaptação de uma nova rotina, os cuidados necessários com o novo integrante da família exigem tanto empenho da mamãe que ela fica praticamente excluída da sociedade. Sair de casa, além de contraindicado pelos médicos, torna-se uma tarefa quase impossível, principalmente nos primeiros meses. Nesse período, o cansaço é alternado com as constantes mamadas e trocas de fraldas. Eis então que um fenômeno acontece!

Com a agilidade natural da mulher, mesmo cuidando do seu bebê, geralmente ela tem apenas uma mão livre e precisa ficar de olho no relógio o tempo todo. Com isso, o lugar mais fácil para ver a hora é no celular, que fica ali, coladinho, ao alcance da mão livre. E, entre um horário e outro, é no Facebook que a mamãe antenada encontra a sua janela para a vida! Através dessa rede é possível desabafar com as amigas, distrair um pouco e, ainda, saber o que acontece no mundo – uma excelente válvula de escape.

voce-ta-querendo-dizerO Facebook pode ser uma ferramenta de sobrevivência para a mamãe de primeira viagem e, também, para as mais experientes. Porém, kidsnessa situação é preciso lidar com um novo desafio: o de superar a “corujisse” e tomar alguns cuidados ao utilizar as redes sociais. A superexposição da mamãe e do bebê pode ser perigosa. Você já pensou o que é possível descobrir sobre a sua vida, a sua família, os seus filhos nas redes sociais? Determinadas publicações podem gerar imprevistos. Alguém pode gostar tanto da imagem do seu bebê a ponto de compartilhar com pessoas indesejadas. Sabe aquela foto mais engraçadinha do seu bebê fazendo uma careta fofa ou brincadeira? Pois é! Ela pode ser utilizada para criar os famosos memes da internet.

Mas, para facilitar a sua vida e manter a sua segurança estão listadas aqui algumas dicas importantes. Assim, a mamãe poderá utilizar a vantagens incríveis das redes sociais durante o período da licença maternidade. Confira:

  • Participar de grupos sobre maternidade: eles são geniais e fazem espantar a solidão. Além disso, ajudam a perceber que você não é única que está passando por esse momento tão lindo e complexo ao mesmo tempo.
  • Falar com familiares e amigos distantes: um caminho rápido para matar a saudade e a curiosidade de amigos e familiares que sempre querem ver as novidades.
  • Ler sobre o desenvolvimento do seu bebê: existe um universo de sites e blogs que ajudam a lidar com os desafios e descobertas de cada dia. É muito bom!

 Facebook é vida! No entanto, alguns cuidados são fundamentais, por isso, evite publicar fotos com os seguintes conteúdos e situações:

  • Fotos que identifiquem o local da sua moradia.
  • Objetos de valor pessoal junto aos seus filhos.
  • Imagens que identifiquem o seu local de trabalho.
  • Crianças com uniforme que identifique local onde estudam.
  • Fotos dos filhos de seus amigos sem permissão.
  • Se gosta de fazer check- in, que seja no final do evento ou até mesmo quando já estiver saindo do local.
  • Evite imagens em alta resolução que possam ser utilizadas em outros materiais.
  • Situações que possam constranger no futuro, tais como, crianças no banheiro, sem roupa, durante uma troca de fralda, entre outras situações que você mesmo não gostaria de recordar.


Outros toques importantes:

  • Crie um grupo secreto para compartilhar fotos e vídeos dos pequenos com amigos e familiares mais próximos. Assim você pode publicar à vontade e sua família paparicar sem problemas.
  • Altere a configuração de privacidade das imagens e permita acesso apenas a quem você achar conveniente
  • Publique apenas o que você ou qualquer outra pessoa possa ter acesso sem constrangimento para nenhuma das partes. E, mesmo assim, se alguém começar a compartilhar as fotos do seu filho sem autorização, mande uma mensagem privada, explique seus motivos e solicite a remoção por questões de segurança.E lembre-se! O bom-senso é o melhor amigo no mundo digital.

Carla FalcãoCriadora do Blog Aventuras de Mãe
Além de mãe de primeira viagem é especialista em redes sociais e palestrante sobre inovação digital.
www.carlafalcao.com.br

Anúncios

2 comentários em “Mamãe Digital! Dicas e cuidados nas redes sociais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s