Dicas de segurança no transporte de crianças

Um dos itens que mais gera preocupação, quando nos tornamos mãe, é o transporte seguro de nosso bem mais preciso nossos filhos!
O mercado oferece uma série de cadeirinhas, carros e acessórios. A questão recente dos veículos de transporte escolar que precisam também utilizar as cadeirinhas, só aqueceu ainda mais o assunto.

Mas afinal, qual a forma mais segura de transportar nossos filhos?

criança_segura01Estivemos presentes, junto com muitas mamães blogueiras, em um evento da da Ecosport que passou informações fundamentais para qualquer mamãe e que vamos compartilhar por aqui.

Preocupada em atender melhor esse público, a montadora não apenas buscar desenvolver novas tecnologias com o Sitemas ISOFIX que já esta disponível na nova EcoSport, mas também se preocupa em disseminar boas práticas no trânsito. Nessa direção, a Ford procurou a ONG Criança Segura, entidade que atua na prevenção de acidentes com crianças e adolescentes, para fornecer orientações sobre o tema.

Quando o assunto é o transporte de crianças, essa preocupação não poderia ser diferente. O EcoSport, por exemplo, é equipado com o sistema ISOFIX, o mais avançado para a fixação de cadeiras infantis. Ele utiliza uma ancoragem rígida que prende a cadeirinha diretamente à carroceria do veículo, aumentando a segurança. E acaba de vez com a sensação de que a cadeirinha não esta devidamente presa no banco. E quem em breve se tornará obrigatório na produção de todos veículos novos. Para que esse sistema possa ser utilizado, precisa estar presente tanto no carro quanto na cadeirinha para ser utilizado. No Brasil, as cadeirinhas ainda não possuem o sistema que deverá ser implementado em breve.

Conhecemos também os modelos de cadeirinhas mais interessantes para cada fase e no caso docaderinhas Miguel que esta em fase de transição do bebê conforto para um modelo maior, as dúvidas só crescem.

a mais indicada foi realmente o modelo intermediário que esta disponível em várias marca, como o oferecido pela Burigotto no modelo Matrix Evolution. Que é a nossa escolha pessoal também. Tanto pela segurança, quanto pelo conforto e custo benefício parecem ser um ótima opção. No Brasil ainda não temos marcas que estejam utilizando o sistema ISOFIX por isso somente cadeirinhas importadas já trazem o sistema. No entanto o Inmetro já tem data para que esse seja um item obrigatório em todos equipamentos, na próxima matéria sobre o assunto aqui no blog vamos abordar mais detalhes sobre modelos e possibilidades.
criança_segura02O fato é que os acidentes no trânsito são umas das maiores causas de morte infantil. E com alguns cuidados simples é possível minimizar muito esses riscos. Foi sobre esse o tema do evento que a Ford Realizou hoje em São Paulo, onde tivemos a oportunidade de conhecer a linda e desejada nova Ecosport, seus itens de segurança, bem como aprender sobre as melhores práticas e segurança no trânsito com os pequenos.

Segundo o Ministério da Saúde, o acidente de trânsito é a principal causa de morte na faixa etária de 1 a 14 anos, com cerca de 1,7 mil óbitos por ano e média de 14 mil hospitalizações, sendo que para cada criança que morre, quatro ficam com sequelas permanentes. O Relatório Mundial sobre Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes da OMS (Organização Mundial da Saúde) e UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) informa que 260 mil crianças e jovens, até 19 anos, são vítimas fatais de acidentes de trânsito por ano, em todo o mundo, e mais de 90% dessas mortes acontecem nos países em desenvolvimento

Muito tem se falado sobre a maneira mais adequada para transportar crianças e as dúvidas crescem na mesma medida. Uma prática comum é levá-las no colo para que fiquem mais confortáveis durante a viagem. Entretanto, essa é uma atitude extremamente perigosa porque, no momento de uma colisão, elas podem ser jogadas para fora do carro, atingir outros passageiros ou serem esmagadas por quem tenta retê-las. Testes comprovam que, em uma batida a 40km/h, seria preciso fazer uma força equivalente a 200 kg para segurar um bebê de 5 kg.

Seguem algumas dicas importantes que o OGN Criança Segura nos passou:

  • Prazo de validade: Cadeirinhas e bebês conforto tem prazo de validade, é sempre bom conferir.
  • Equipamento usado: Compre ou utilize apenas se você souber a procedência e se houve ou não alguma colisão durante o uso do mesmo. Observe também o prazo de validade.
  • Colisão: caso você sobre algum tipo de acidente ou batida, mesmo que o dano no carro seja leve, a cadeirinha ou equipamento precisa ser substituídos. Da mesma forma que os capacetes de moto, em caso de batida alguns elementos são acionados para a proteção e isso tem efeito apenas nesse uso. Ex: Mecanismos de redução de impacto e distribuição do peso no equipamento entre outros.
  • Cinto Correto: Sempre utilize os equipamentos com cinto de 3 pontas! Cinto abdominal não faz a retenção correta e deixe seu filho em risco
  • Local correto no carro: Caso seu carro tenha cinto de 3 pontas no banco central, esse é o local mais seguro para instalar o equipamento pois protege a criança ou bebê de possíveis impactos laterais
  • “Bebê Conforto”: deve ser usado apenas para recém-nascidos com até 13 kg, ou um ano, ou quando a cabeça do bebê estiver próxima do topo da concha. Deve ser sempre instalado de costas para o movimento do veículo;
  • Cadeirinha de Segurança: para crianças de 9 a 18 kg, ou até quatro anos, quando possuírem pleno controle do pescoço e da cabeça. Deve estar de frente para o movimento;
  • Assento de Elevação (booster): para crianças de 15 a 36 kg (4 a 10 anos). Deve ser usado sempre com o cinto de segurança de três pontos;
  • Cinto de segurança: indicado para crianças com no mínimo 1,45 m de altura.

 

Portanto mamães, todo cuidado na hora de escolher e utilizar suas cadeirinhas,
A vida dos nossos filhotes fica ainda mais protegida quando cuidamos desses detalhes.

Bjs
Carla Falcão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s