Brincar é coisa séria!
No mês das crianças que começa hoje as memórias de infância voltam com mais intensidade e também as lembranças do tão esperado presente do dia das crianças eu sonha com esse momento o ano todo.
E com tem ficado o “brincar” no meio de tudo que estamos vivendo?
Você separa alguns minutos do seu dia para brincar com seus filhos?
Sei que os desafios são grandes em conciliar tudo que é necessário em nossas vida mas, precisamos estar atentos e estimular que nossas crianças vivenciem essa experiência. Brincar desenvolve a criatividade de forma significativa e estimula aprendizagens diversas.
Brincar é uma forma de conhecer o mundo!
Quando uma criança está brincando, ela está aprendendo a exercer muitas coisas importantes para seu desenvolvimento como um ser humano completo, e como cidadã no mundo. Ela aprende a socializar, buscar respostas, negociar, compartilhar… Habilidades fundamentais para a vida.
Enquanto pais, sabemos que elas preferem ficar horas diante de uma tela a jogar bola, o que facilita que tenhamos crianças apáticas, que não sentem o desejo de estar presentes para aprender e compartilhar com o outro.
Brincar não é algo à parte, mas algo que faz parte!
Você já parou para pensar em todos os benefícios na vida de uma criança que brinca?
- Coordenação motora
- Noção de espaço
- Equilíbrio
- Atenção
- Concentração
- Pensamento estratégico
- Criatividade
- Autoconfiança
- Estabilidade emocional
E tantas outras habilidades que serão base para toda a aprendizagem da criança.
O processo precisa de um estímulo inicial para quebrar o tédio e dar asas para a criatividade e a brincadeira de fato começar. Esse tédio também faz parte, pode esperar um pouquinho que você verá toda a mágica acontecer!
Já viram a campanha Todos Podem Cuidar? Promovida pela Baby Alive, boneca queridinha das crianças tem trazido reflexões importantes sobre afeto, acolhimento e divisão igualitária de tarefas domésticas. Quebrando estereótipos, a marca da Hasbro fomenta a importância da boneca no processo de desenvolvimento de valores como empatia e respeito para meninos e meninas.
Tenha certeza de que brincar não é somente gastar energia, mas parte do crescer.
Vamos brincar mais?