6 Dicas para a volta às aulas sem drama!

A ansiedade dos pequenos vai crescendo com a chegada da voltar às aulas. Por isso, é importante transformar esse momento em algo leve e divertido, algumas dicas para ajudar nesse momento tão importante para o novo ano que começa.

1 – Organizar o Material escolar pode ser divertido:

Quando eu era pequena, não podia comprar os cadernos com as capas que eu desejava, eram muito caros e assim eu gostava de criar personalizar os livros e cadernos, por exemplo. Juntos, vocês podem criar uma capa bonita com cola colorida, glitter, adesivos, canetas, recortes e colagens. As crianças adoram passar esses momentos e o adultos também se divertem.

Identificar o material também pode entrar na brincadeira. Chame os pequenos para colar as etiquetas com os nomes e já deixo a dica para conhecerem a Meu Nominho que usando nosso cupom você recebe 10% de desconto.
www.meunominho.com.br – Cupom de desconto 10% no site todo: Aventurasdemae10

2- Converse sobre o consumo consciente:

Temos um papel fundamental: iniciar as conversas sobre consumo com nossos filhos. Aos poucos, é importante ensinar a criança a refletir se ela realmente precisa de determinados produtos só porque tem o personagem preferido e de uma nova mochila se já possui os mesmos produtos em casa que ainda podem ser utilizados. Estojos, Mochilas e outros materiais podem seguir em uso e economizar nos gastos da família.

3 – Desenhe a nova rotina com seus filhos:

Voltar a rotina é “puxado” e para que as crianças fiquem mais seguras em relação a volta as atividades escolares, é importante que elas saibam como serão os seus dias e as novidades na rotina da escola. Por exemplo, qual um horário para acordar, quais os momentos de lazer e brincadeiras, com fazermos o dever e principalmente a hora de dormir. De forma geral voltar a rotina dá uma pouco de trabalho para todos mas sua presença traz mais tranquilidade e conforto para as crianças.

4. Converse com seus filhos sobre a volta às aulas:

Ter conversas abertas e auxiliam a fortalecer um vínculo entre pais e filhos e criar uma relação de confiança entre todos. Lembre-se que as crianças também têm suas aflições, sentimentos e emoções que devem ser sempre percebidas e respeitadas.

E essa atitude dos pais em ouvir as crianças, tem uma função muito importante no desenvolvimento infantil, influencia na construção da autoestima dos pequenos e pequenas e na maneira como eles irão agir diante de situações que exigem resiliência.

5 – Reforce os pontos positivos em voltar para a escola:

Se perceber que seu filho ou filha não está muito contente em voltar para a escola, ajude a criança a entender esse sentimento. Sente com ela e façam uma lista de todas as coisas positivas que a volta às aulas pode trazer. Como rever os amigos, brincar, fazer novas descobertas, reencontrar os professores e aprender novos assuntos!

6 – Coloque seu filho na rotina de preparação de volta às aulas:

Próximo ao dia da volta às aulas, peça para que elas escolham um acessório especial, para levar no dia do retorno à escola: pode ser um laço diferente no cabelo, um brinquedo, um tênis algo bacana que simbolize o retorno. E peça ajuda para organizar a mesa de estudo,  os uniformes etc.

Convidar as crianças para fazer o bolo do lanche da escola ou o biscoito caseiro também traz esse acolhimento. Essas atividades tiram o foco do medo do retorno e ainda ajudam a preencher os dias que antecedem a volta às aulas.

Bora Encarar mais um ano letivo e desenvolver nossos filhotes!

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s