Independente de ser férias ou durante o ano letivo o tempo livre dos pequenos geralmente pede atividades intensas e muitas brincadeiras. No entanto, é importante reforçar o hábito da leitura para nosso pequenos.
Esse tem sido o meu desafio ao longo do ano e forçado nessas férias, por isso falei sobre o tema em minha coluna da semana passada @novabrasilfm e alguns dias depois de curtir fui até o shopping com o Miguel e aproveitei para leva-lo até a livraria com o objetivo de que ele encontrasse algum título que desperta-se o interesse dele em ler.
Fomos na Livraria de Vila que tem um cantinho especial com os livros infantis mas só de passear nada chamava atenção do Miguel e já estava sentindo a derrota chegar. Até que um título despertou nossa atenção.
NÃO ABRA ESTE LIVRO dizia a capa preta com letras gigantes!!
Pronto, um milagre aconteceu nesse instante!
Prontamente ele pegou o livro, foi até a mesinha e FICOU LENDO!!!!!!!!!!!
Imagina a minha felicidade! Compartilhei esses momentos no Stories do Instagram.
Por isso algumas dicas que podem te ajudar nesse desafio:
1. Programe uma ida á livraria
Eu falei e Fiz! E deu super certo rss.
Sou suspeita para falar! Amo ler, amo livrarias… Sou dessas que fica horas folheando páginas e títulos acompanhada de um bom café para decidir o que comprar.
Estes momentos são quase como “rituais” que geram mais impacto e adesão emocional no cultivo desse hábito. Inclusive combinamos que a cada 2 livros que ele completar a leitura, terá com incentivo a oportunidade de escolhe um novo livro.
2. Conheça os interesses do seu filho:
Temos a tendência de reclamar que as crianças não leem, ou não leem o suficiente.
Mas eu mesma despertei para essa paixão por volta dos 10 anos.
Uma abordagem que costuma ajudar: oferecer livros de acordo com as preferências dos seus filhos. Matemática? Pintura? Ciência? Egiptologia? Lego? Sistema Solar? Pode procurar que você vai encontrar!
3. Crie Momentos de Leitura momentos inusitados:
Já pensou de propor uma leitura junto como os amigos? Cada uma lê uma página da história em voz alta de dando dramaticidade para o texto. Pensou em levar um livro para o parquinho, ou ainda buscar um livro tenha a receita preferida do seu filho? Essa da receita Também funcionou por aqui.
4. Resgate um livro da sua infância e leiam juntos:
Você lembra do livro que marcou sua infância? Será que ainda tem ele guardado por ai? Eu Encontrei um dos meus preferidos na casa da minha mãe e já lemos ele juntos, foi uma experiência bem divertida.
São algumas dicas simples, mas que podem estimular a criação desse hábito e criar novas memórias especiais para todos. Um tema tão interessante que também falamos sobre isso para o programa Balanço Geral da Tv Thathi aqui da região.

Aproveita e me conta como tem sido esse desafio para vocês e qual a sua dica?
Boa Sorte e Excelente leitura!
Abaixo deixo alguns títulos muito interessantes que descobrí nessa ida a livraria da Vila do Iguatemi Campinas.






